sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Goiânia Prosa e Verso, uma coletânea e um copo de coca-cola


p/ Prof. J. Bamberg, amante da poesia, da boa prosa, e de coca-cola

Um amigo querido lançou seu livro de poesias na coleção Goiânia Prosa e Verso, num evento de grandes dimensões no maior shopping center da cidade: quase duas centenas de escritores assinando obras da coleção, e por certo mais de um milhar de pessoas a circular no local, levando consigo volumes devidamente autografados. Ao lado da mesa do nosso anfitrião, uma moça delicada guardava um conjunto de livros, também de poesia. Ao alcance de sua mão, um copo de refrigerante com borbulhas frescas, no ambiente quase abafado. Meu esposo aproximou-se e lhe perguntou: -"A senhora é responsável por estes livros?". A pergunta despertou a moça de uma certa letargia. Rapidamente seus olhos brilharam, ela empertigou-se na cadeira, abriu um sorriso e explicou que os poemas eram do avô. Ela organizara a obra. E começou a contar a história do avô, por quem cultivava especial admiração.

Numa pausa breve que fez, meu esposo atalhou, indo ao ponto de seu interesse, de fato: - "Onde a senhora conseguiu essa coca-cola? Andei procurando por uma, mas não encontrei..."

A moça atrapalhou-se nas palavras. Olhou para o copo sobre a mesa, pensou. -"Ah, foi minha mãe quem trouxe... não sei onde ela conseguiu. Acho que estão distribuindo por aí..." No rosto, estampava a expressão de quem não sabe se prossegue ou não a atividade discursiva. Então meu esposo retomou o assunto, perguntando mais sobre a obra do avô (embora seu desejo estivesse, mesmo, no copo de coca-cola). Repassando as páginas do livro, deparou-se com um conjunto de poemas que lhe tocaram a sensibilidade. Comprou um exemplar, devidamente autografado por ela. Conversaram longamente sobre literatura, escritores goianos, e outras amenidades.

Mais tarde, a mãe da moça fez a gentileza de trazer mais dois copos com o refrigerante fresco. Um brinde à poesia.



3 comentários:

  1. GGGGGG .. Jota jota ... me acabei de rir com a história.

    ResponderExcluir
  2. ...e quem disse que Coca-Cola não é uma bebida "poética"?, kkk... muito bom texto, alice!

    ResponderExcluir
  3. ...ái-ái-ái... Resistir -a uma boa coca-al-punto...- quem o há,de ?!... Os textos,tocantes.A môça,delicadíssima.A coca: chocante!... Há,nela,a coca,sim,muita poesia,sequer descoberta... Faço minha parte!...KKKkkkkkkkk!!!...

    ResponderExcluir