segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Diversidades II (ou: encontros do Brasil múltiplo)


p/ Ameline, Ju, Marcelo, Aurisberg e Wolney, meus amados.

Semana Farroupilha...
Por aqueles dias, em todas as cidades do Rio Grande do Sul havia atividades intensas dentro das comemorações pela Semana Farroupilha. Gaúchos orgulhosos desfilavam com suas bombachas, e prendas enfeitavam a paisagem com seus vestidos rodados. Outros gaúchos, longe de suas querências, suspiravam saudades, por mais desarraigados que fossem de suas tradições. Era o caso do grupo de estudantes que explicava, a amigos goianos, a força dessa data na conformação do ser gaúcho. Às tantas, perguntou-se: "E o Dia do Goiano, quando é?"

Não há um Dia do Goiano! Como pode ser? Como pode um lugar não ter um dia quando celebre os fatos e artefatos constituidores dos referenciais identitários de suas gentes?


Pamonhas...
Na sequência, uma das meninas gaúchas confessou uma preocupação: durante as férias, de volta à terra natal, como conseguiria passar os dias sem comer pamonha? E o amigo goiano perguntou: "Lá tem poucas pamonharias?"

Não, não há pamonharias... Como pode existir algum lugar sem pamonharias, ou quaisquer biroscas onde se comprem pamonhas, para que as gentes possam se deliciar com seu sabor, à hora que queiram?...



4 comentários:

  1. Na minha bandeira deste Brasil Múltiplo, a partir de hoje, não mais "Ordem e Progresso" e sim "Desordem e Pamonha!"
    Que texto lindo, Alice! Guardei tudinho num cantinho de preciosidades!

    ResponderExcluir
  2. \o/\o/\o/\o/
    Um viva às pamonhas, e às gentes que sabem fazê-las, assim, deliciosas!

    ResponderExcluir