segunda-feira, 12 de agosto de 2013

T-Bone, um caso de amor entre cortes de carne e palavra impressa


Seguindo pela W-3, na parada de ônibus se avista um armário com livros de literatura. Estão meio em desordem, o que é um indicador saudável de terem sido manipulados pelos passantes, no tempo entre a espera e a pressa para não perder a condução.

As pequenas bibliotecas distribuídas nas paradas de ônibus da Asa Norte fazem parte do projeto Biblioteca Popular, assinado por Luiz Amorim, à frente do Açougue T-Bone. Meu vizinho. 

Essa relação entre cortes de carne e palavra impressa é antiga, e vai muito além de folhas de jornal a embrulhar o pedaço de carte que será preparado para o almoço. 

No começo, Luiz Amorim organizou uma pequena biblioteca dentro do açougue, para seus clientes lerem livros enquanto eram atendidos. A agência sanitária criou caso. Houve negociações. Chegaram a termo: o açougue poderia manter a biblioteca observadas certas condições, para que livro e carne não se contaminassem mutuamente. 

O açougue ampliou a linha de ações: incluiu saraus, shows de música, ações com artistas plásticos da cidade, bienais de poesia... Uma vez por ano, o açougue traz uma estrela da música brasileira para fazer o espetáculo. Já vieram Alceu Valença, Ivan Lins, Milton Nascimento... Então se fecha a rua. As quadras em torno ficam ilhadas com um mar de gentes à volta: carro que está dentro não sai, carro que está fora, não entra. Mas alguma irritação ante o desconforto (afinal, nem todos os vizinhos querem tomar parte da festa, e estão no seu direito...) passa logo, e no dia seguinte a loja de carnes retoma suas dimensões e funções quase normais, oferecendo os melhores cortes aos seus fregueses quotidianos. Não fosse a prateleira cheia de livros à porta da entrada, convidando a uma boa leitura, o disfarce estaria completo...

Vida longa ao T-Bone e seu mentor! Vida longa ao prazer de ler! Que esse encontro saudável entre cortes de carne e palavra impressa alimente e instigue outros bons encontros abertos a exercícios de cidadania!






Nenhum comentário:

Postar um comentário