sábado, 20 de julho de 2013

Maquiagens


Nunca fui de gastar tempo com maquiagem, cuidados com os cabelos, unhas, etc. Sempre me pareceu ter coisas mais importantes e urgentes a fazer. No entanto, pensando a coisa por outra via, nunca me recusei a brincar com o rosto, com o corpo, experimentando pinturas, cores e outras intervenções. Mais ainda, muitas vezes mantive as intervenções, pouco usuais, enquanto tratava das providências quotidianas, usuais. Interessam-me as situações provocadas a partir daí.

Foi assim, por exemplo, que, depois de tomar chuva, e ter encharcadas todas as células, dirigi-me para uma aula, na graduação, sem deter-me para enxugar, ou trocar de roupas. Ou depois de ter pintado o rosto e os braços com cores vivas, durante uma experimentação teatral, no horário do almoço, segui para uma aula de evolução do teatro e da dança, na qual estudávamos alguns dramaturgos considerados importantes na História do Ocidente. Quando cheguei à porta, a professora olhou-me, um pouco assustada. Reconhecendo-me, sorriu. Assentiu minha presença colorida durante a aula. No fim do dia, voltei para casa, de ônibus. Iniciava-se a noite, já, quando retirei as pinturas.

Ao final dos espetáculos, durante as temporadas, também relutava em desfazer a maquiagem, adiando a providência. Não raro, preferia cumprir esse ritual em casa. Muitas das vezes, me detinha num bar ou lanchonete, para conversar um pouco. Variavam as personagens, as feições construídas. Eu me protegia nelas, brincando de me esconder.

Já havia muito tempo, não brincava com o rosto e suas máscaras possíveis. Até que, noutro dia, Dona Maria chegou-se, com uma bola de massa de urucum. Traçou uma marca horizontal na minha testa, e outra vertical, seguindo o nariz. O cheiro do urucum me envolveu, respirei o gesto carinhoso dela, naquela manhã luminosa. Segui, pelo dia afora, por vezes lembrando-me da pintura, por vezes me esquecendo. Reuniões, aulas, encontros, jantar, negociações... que efeitos a pintura no rosto teria produzido sobre a audiência? Em que medida suas reações e posicionamentos teriam refletido, ao menos em parte, os dois traços vermelhos sobre a pele quase branca?






Nenhum comentário:

Postar um comentário