sexta-feira, 12 de abril de 2013

quem ri o tempo todo é hiena


Há algum tempo, uma psicanalista me perguntou se eu ria o tempo todo, acreditando que, vivendo em boa companhia, eu teria motivos para tanto. Olhei para ela, sorri amarelo, e preferi silenciar, em meio ao burburinho do evento onde aconteceu tal interpelação. Mas pensei quem ri o tempo todo é hiena, e não é de alegria! Passei, também, a duvidar da sua formação psicanalítica.

Desde então, vez por outra, a sua pergunta ressoa em minha memória, e eu respondo, com veemência, não, eu não rio o tempo todo!

Aliás, eu quase sinto mais dor que alegria, mais angústia que deleite. 

Talvez a psicanalista em questão acredite que o palhaço não despregue da pele sua personagem, sem entender que a máscara risã esconde profunda tristeza - e essa afirmação chega já até a ser um clichê.

Não, eu não rio todo o tempo. E choro mais vezes do que possa deixar transparecer.

A propósito:

...


Máscaras. 
Tenho uma coleção de máscaras. 
Para cada ocasião, um papel,
a cada papel, uma composição especial. 

Nem sempre convincente na interpretação das personagens,
a atuação impressiona principalmente pela qualidade das máscaras. 

Durante anos, as tenho confeccionado, 
nas noites vazias, 
no vácuo dos dias sem sentido. 

Feitas com minha pele e meu sangue,
expressam meu medo e minha impotência, 
que transfiguro em gestos de gentileza,
suposta cordialidade. 

Minhas máscaras a rebordar meu rosto, 
a recompor minha forma, 
a repintar minh'alma.
Eu mesma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário