sábado, 20 de abril de 2013

Onde estão os 800 candidatos aos cursos de licenciatura, pela UFG?

Aos professores de artes visuais
 que se formaram no dia 18 de abril de 2013,
 cuja turma se chama Profª Alice Fátima Martins.

No último dia 18, colaram grau novos 20 professores de artes visuais, pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Meus queridos andarilhos, que compartilham comigo, mais que as utopias, o nome: deram-me a honra de tomar emprestado meu nome para a turma.

O percurso até o ritual de celebração da formatura foi cheio de descobertas, inquietações, sustos, aflições, encantamentos. Pensar a atuação profissional, descobrir-se educador, ou constatar que essa não é a sua praia fizeram parte da caminhada. Evoco a imagem de um dos filmes que vimos, em nossas aulas de estágio, O quadro negro, da cineastra iraniana Samira Makhmalbaf. Nele, um grupo de professores, levando quadros de giz às costas, segue por caminhos tortuosos, áridos, em busca de quem queira aprender. Suas jornadas são difíceis, e nem sempre conseguem realizar seus sonhos. Caminhamos até o momento da formatura, que é marco de um início de nova caminhada: cada um seguirá, por caminhos, vários, em busca de realizar seus projetos. O que nos espera? Desafios, por certo!

Em seu discurso, o Magnífico Reitor, Prof. Edward Madureira Brasil, observou que, no último vestibular da UFG, ficaram ociosas cerca de 800 vagas de todos os cursos de licenciatura oferecidos. Essa informação me fala muitas coisas, principalmente desperta perguntas, muitas, e inquietações.

Com as iniciativas de abertura da universidade pública para segmentos mais pobres da sociedade, a tendência (que já começa a ser observada como fato) é de que a elite migre para outras instituições, com vistas à formação de seus filhos. Particularmente no tocante aos cursos mais competitivos, que formam os núcleos duros do giro da economia: engenharias, medicina, etc. O que já se pode observar, é o fortalecimento desses cursos em algumas instituições da iniciativa privada, com a presença reforçada da classe média alta ali. Para as universidades públicas, fica a missão de formação nos campos profissionais menos qualificados na estrutura hierárquica política e econômica. Dentre esses, a educação. Aos pobres cabe a preparação para que eduquem os pobres. De maneira sempre precária. No máximo, são estimulados (instados?) a superar as carências buscando ser criativos... Mais que lamentável, é uma situação perversa. 

Nessas bases, a carreira para o professor universitário começa, já, a ser desqualificada. Basta notar as diferenças abissais entre os planos de carreira para professores que ingressaram há 10 anos nas instituições federais de ensino superior, e os que passarão a ingressar a partir de agora. Há uma profunda cisão entre esses dois quadros. Cisão que, muito provavelmente, terá profundas repercussões na qualidade do ensino a ser promovido ali.

Por outro lado, nas instituições públicas de educação básica, as carreiras de professor vêm sendo depauperadas há bem mais tempo. Há muitas décadas as elites migraram das escolas públicas, levando consigo as garantias de ensino de qualidade. Deixaram, para os pobres, promessas de universalização, sem esperanças de qualidade efetiva. Os estudantes das escolas públicas têm a certeza de serem aprovados. Aprender? Bom, isso já é outra história... na maior parte dos casos, não aprenderão o necessário para competir de igual para igual, no mercado profissional e acadêmico. Os professores não têm muitas razões para se entusiasmar com seus desafios: escolas sem estrutura e sem segurança, integridade física em risco, salários aviltantes, políticas públicas marcadas pela hipocrisia. 

Não é por acaso, Prof. Edward, que cerca de 800 vagas para cursos de licenciatura permaneceram ociosas na nossa universidade...








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