quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mostra de Cinema Martins Muniz e Sistema CooperAÇÃO Amigos do Cinema





Martins Muniz faz parte de uma legião de apaixonados pelo cinema que não se contenta em consumir as histórias disponíveis no mercado de entretenimento e cultural. Precisam contar suas próprias histórias como condição de preservar a sanidade estética, artística, sensível. Mas o fazem sem se submeter aos ditames dos mercados vigentes da arte, do cinema, da indústria cultural.

No caso de Muniz, seus filmes são realizados a baixíssimos custos, e a produção é garantida pela ação coletiva de artistas, amigos e simpatizantes, que atuam, contribuem com locações, filmagens, figurino, objetos de cena, e tudo o mais quanto necessário. Mas o necessário, do ponto de vista material e de infraestrutura, parece pouco, se for considerada a força principal que este cineasta consegue mobilizar: o sentido da ação coletiva, a colaboração, a solidariedade com vistas a se contar histórias com imagens em movimento e sonorizadas.

Exatamente por isso, Martins Muniz repreende quem queira atribuir a ele o mérito da realização do conjunto de filmes que dirigiu: “Eu não, é o grupo, é o Sistema CooperAÇÃO Amigos do Cinema”. Desse modo, ele reitera o fato de que ninguém produz no cinema sozinho, mas numa relação fundamentalmente coletiva. Ainda mais: faz dessa postura sua principal bandeira de ação.

Seus filmes integram um tipo de produção marcada pelo caráter artesanal, humorada no modo de articulação dos elementos da linguagem e das condições precárias de realização. Os argumentos evocam costumes, histórias da cultura, a terra, as gentes, seus viveres, perguntas. O que lhes confere um traço etnológico, mesmo quando os argumentos sejam ficcionais.

Na Mostra de Cinema Martins Muniz e Sistema CooperAÇÃO Amigos do Cinema, o público tem a oportunidade de conhecer o conjunto da obra, em sessões diárias e gratuitas. Mais que isso, no dia 5 de setembro, após a sessão das 20h, tem a oportunidade de participar do debate, quando vários aspectos desse trabalho serão abordados, com a participação  de Marcela Borela, Leandro Cunha e Carlos Cipriano. 


Espero vocês por lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário