domingo, 22 de dezembro de 2013

Flor viva: presente de aniversário que virou presente de Natal

 Para Alzira, que me presenteou com essa coisa linda
E para Ilma, que me contou o nome dessa flor.

No meu aniversário de 2012, Alzira me deu uma planta curiosa: uma haste larga e tenra, bem verde, terminava num conjunto de folhas tenras abertas em copa. De junto do tronco, saía uma segunda haste, um pouco mais delgada, que terminava num conjunto de hastes pequeninas, na ponta de algumas das quais havia uma bolinha vermelha. Ao todo, deveriam ser umas 4 bolinhas. Tampouco ela conhecia a plantinha, ou lhe sabia o nome.

Instalada na varanda de casa, fui acompanhando seu desenvolvimento. E me perguntava se nasceriam outras bolinhas vermelhas na ponta das demais hastes. O que não me parecia provável. E de fato não nasceram. Ao contrário: as bolinhas remanescentes caíram, e aquela haste foi ficando frágil até secar. As folhas também amarelaram, e por fim toda ela morreu.

Confesso certa frustração, afinal eu não soubera preservar a planta, por ignorância quanto às suas características e necessidades. De toda sorte, mantive o vaso no mesmo lugar, e com algum espaçamento no tempo regava a terra.

Há coisa de pouco mais de mês (ou seja, um ano depois), fui surpreendida com uma pequena brotação, muito verde. Rapidamente, ela se desenvolveu, e uma haste mais grossa ergueu-se, tendo ao lado uma haste mais delgada, com uma flor ensaiando se abrir ao lado. Rapidamente, ela explodiu em pequenas flores, ao pé de cada qual, começa a se formar uma bolinha verde. As bolinhas! Tomada de alegria, venho acompanhando seu desenvolvimento. A planta renasceu, depois de um ano em latência.

O presente de aniversário de um ano atrás tornou-se um belo presente de final de ano. Compreendo plenamente quando meu namorado se recusa a me dar “flores mortas”: ramalhetes e arranjos formados por flores cortadas. Às pessoas que amamos, damos flores vivas, e não cadáveres, ele diz. E entendo que flores vivas são assim: portadoras de ciclos, como tudo quanto pulsa.


Como é conhecida: Flor de Natal, ou Estrela de Natal, entre outros nomes populares. Nome científico:  Haemanthus multiflorusmais informações sobre a flor de Natal







Nenhum comentário:

Postar um comentário