segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ellen, Eller e Brasília



Ontem foi a final do programa produzido e veiculado pela Rede Globo de Televisão, o The Voice Brasil. A senhora da voz vitoriosa atende pelo nome de Ellen Oléria, é negra, tem os olhos brilhantes, o sorriso largo, uma voz potente e bela. Tem carisma. E tem uma namorada que, ao lado da mãe, foi assim identificada na transmissão ao vivo do último programa desta edição: “Mãe e namorada de Ellen”.

Foi inevitável lembrar Cássia Eller, voz e gestos fortes, cheios de musicalidade, ocupando todo o espaço do palco no Concerto Cabeças, invadindo as mesas no Bom Demais. Eller e Ellen: mulheres marcantes, bravas, capazes de mobilizar os públicos com sua música e seu gesto.

Isso é Brasília. Essa é a cidade que vive em efervescência cultural e artística. Brasília, a cidade, é tecida quotidianamente por essa gente, que passa ao largo das mazelas da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes. Ali, sim, transitam aventureiros, profissionais e políticos de passagem, malas prontas para retornar aos seus lugares de origem, nas unidades federativas que os elegeram, ou escolheram para assumir cargos e papéis os mais diversos. Ali transitam gentes que não têm qualquer vínculo efetivo com a cidade.

As gentes de Brasília pulsam fora desse circuito. Produzem vida com qualidade, arte, música, cinema, poesia, ciência, moda, esporte... Ellen Oléria faz parte dessas gentes, vem desse lugar, e imprime sua força na música que canta, na imagem que constrói, no gesto largo.

Merda a Ellen Oléria! Vida longa à sua voz!



Um comentário:

  1. ...Interessantíssima,a sua crônica,pois afirma a Brasília verdadeira e muitíssimo melhor que a 'Brasília-lixo-político-partidarística',dos safardanas que tanto a denigrem,bem como ao seu Povo pacientíssimo com esse estigma estúpido a envolver os Cidadãos e Cidadãs que produzem verdadeiro milagre,em miríades de linhas de possibilidades de realização,em todos os melhores sentidos! Pudesse,e,claro,fosse meu,o seu excelente texto, o afirmaria com o título de " Das boas vinganças das nossas sementes!...",talvez tentando com isso afirmar ,com as minhas limitações o que os seus sentimentos aí,tão belamente,o revelam,em quase-poema a essa cidade,linda,jovem e tão saudável,apesar das sêcas sazonais a lhe marcar o tempo de estio. Parabéns!...

    ResponderExcluir