sábado, 22 de fevereiro de 2014

Peabiru






O Peabiru teria sido a mais importante via transcontinental da América do Sul pré-colombiana. Essa "estrada" teria um tronco e uma série de ramais, formando uma rede. A linha tronco teria cerca de 3 mil quilômetros, ligando o Atlântico ao Pacífico. Ia do Brasil ao Peru, ou vice-versa, unindo o litoral de Santa Catarina e São Paulo ao litoral peruano. No trajeto, o Brasil (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul), Paraguai, Bolívia e Peru.

A palavra é de origem tupi-guarani, com uma grande variedade de traduções possíveis: "Caminho forrado, entulhado"; "Por aqui passa o caminho antigo de ida e de volta"; "Caminho pisado, pegada do caminho, marca do caminho"; "Caminho ralo, caminho sem ervas"; "Caminho brando, suave"; "Caminho cujo percurso se iniciou"; "Caminho tortuoso, cheio de voltas"; "Caminho que leva ao céu, ou às alturas" (Rosana Bond).







Um comentário:

  1. ...Veias já abertas,de uma futura América !... Sumé passou por aí... Depois,os devastadores com os seus mastins,seus bacamartes,sua fúria ganaciosa,e...
    Belo post!...Parabéns!...

    ResponderExcluir