sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sobre viagens e cartografias


Para algumas pessoas, a maior parte delas, a ideia de viagem está atrelada à noção de deslocamento entre cidades. Alguém que tenha viajado muito terá estado em muitas cidades, e trazido muitas pequenas recordações de cada uma delas, impregnadas de histórias, cada qual. A cartografia desses viajantes aproxima-se, em alguma medida, do mapas geográficos.

Penso em viagens outras, que não dependem de empresas aéreas, trens, ônibus. Penso em viagens cujo projeto seja desbravar os árduos caminhos que ligam não cidades, mas pessoas. Por vezes, pressinto que a distância entre uma pessoa e outra é muito maior que a distância entre duas cidades de países distintos.

Minhas cartografias de viagem portam anotações sobre essas distâncias, e esses percursos. Há notas, também, sobre as distâncias entre as pessoas e os lugares que elas ocupam. Pois, estar num lugar não implica conhecer esse lugar, estabelecer meios de comunicação com ele, percebê-lo de modo intenso...

Quando ouço relatos de viagem, e breves descrições de lugares, paisagens, monumentos, muitas fotos, penso sobre os que vivem ali, seus sonhos, suas redes de relações , suas dores, seus medos, seus amores... E quando as pessoas me perguntam Você conhece tal cidade? antes de responder sim, ou não, eu me pergunto, em silêncio, quem a conhece? Seus habitantes a conhecem? Ter passado por ela faz de alguém um seu conhecedor?

Quando me falam sobre cidades, penso em seus habitantes. Além das pessoas, isso também inclui os pássaros que voejam por ali, e seus ciclos – coisa que não dá para se saber numa breve estadia, em viagem orientada por roteiros de cidades...




Nenhum comentário:

Postar um comentário