quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O mar Eu nunca vi



Rosi Martins e Wolney Fernandes são artistas inquietos e sensíveis. Esta afirmação não é apenas exercício de retórica. À sua volta, os tecidos, as linhas, as sombras, os gestos, os olhares, as memórias, as histórias são enxertadas de sentido estético, e vão tomando feições de trabalho artístico, assim, um ligado ao outro, e ao outro, e todos entremeados à vida.

O mar, Eu nunca vi... No começo, configurou-se o desejo. Lembro-me de conversas breves pelos corredores, à porta das salas, quando se começou a pensar no projeto. De um lado, estavam as roupas inspiradas nos Sertões do Rosa. De outro lado, o cerrado resiliente, com sua rústica plasticidade. Entre um e outro, o desejo urgente e incontrolável de poesia imagética.

Então soube de Rosi e Wolney seguindo por estradas, ao encontro de paisagens onde pudessem escrever, com roupas surradas e árvores contorcidas, seus poemas. Numa tarde dessas, entre relatos efusivos e pausas encantadas, fui inundada por suas imagens de terra calcinada, árvores queimadas, céu denso, roupas ressecadas, marcadas pelo tempo, tons de vermelho e ocre evocando sentidos enraizados no que há de mais primevo, ao mesmo tempo duro e delicado, nas gentes que vêm, desde antanho, repisando nossa humanidade.

Sem pedir permissão, suas imagens tocavam minhas fragilidades, mostrando-as como sedas enroscadas entre galhos secos. Mas também reportavam força e persistência ante a dor, impressas pelas marcas do caminhar, com espaço ainda para celebração festiva pontuada por fitas coloridas.

Algum tempo terá se passado, desde então, até que, afinal, somos brindados com o compartilhamento dessa comovente experiência poética na forma de narrativa visual. O desejo toma forma, e se pronuncia. De pano, pele, couro, terra, cinza, galhos, gravetos e céu somos tecidos. Deixamos rastros, marcas no pó. A terra e o tempo deixam marcas em nossas histórias. O vento, que nos resseca, sussurra segredos. Por vezes, parece querer lembrar o mar... O mar? Ah, eu nunca vi...





Nenhum comentário:

Postar um comentário