sábado, 18 de janeiro de 2014

Da passagem e da bagagem de cada um


No último semestre do meu curso de graduação, no início dos anos 1980, participei do Projeto Rondon. Integrando um grupo pequeno de estudantes, seguimos para Nova Xavantina, no Mato Grosso,  com disposição para desenvolver algumas atividades na área de ensino de arte com crianças e adolescentes da comunidade, no campus avançado da universidade, localizado ali.

Toda atividade coletiva propicia espaço para o aparecimento de uma ou duas pessoas que catalisam alguma liderança – reconhecida, ou não, pelos demais. Nesse caso, uma mocinha, talvez um ou dois anos mais velha que eu, evocou para si o papel de líder. Porque já tinha feito essa viagem, ela queria apontar os caminhos para os demais do grupo.

Seguimos até Barra do Garça. Lá, tomaríamos outro ônibus, que nos levaria até Nova Xavantina. Na rodoviária de Barra do Garça, a mocinha determinou vocês me dão o dinheiro da passagem, que eu compro as passagens de todos; enquanto isso, vocês cuidam da minha bagagem. Não achei que aquele encaminhamento tivesse sentido. Recusei-me a atender sua determinação. Minha passagem eu mesma compro, e cuido da minha bagagem. A mocinha ficou incomodada com minha tomada de posição. Resmungou, falou da importância de que as nossas passagens fossem compradas juntas, etc. Mas não recuei. Fui para a fila, levando minha bagagem, comprei a passagem no mesmo horário que os demais. Na volta, ela tentava entregar as passagens e devolver os respectivos trocos para cada um dos membros do grupo. Atrapalhou-se: faltou passagem, havia troco de mais para uns, troco de menos para outros. Irritada, ela justificou-se, dizendo que por minha causa ela tinha se confundido...

Desde então, em muitas outras situações, encontrei um sem número de pessoas que se arvoram a encaminhamentos semelhantes, atribuindo para si papéis de liderança, em troca de trabalho braçal dos seus súditos. Em contrapartida, adotei por bandeira a frase da rebeldia pronunciada na rodoviária de Barra do Garça: Minha passagem, eu mesma compro, e cuido da minha bagagem...




Nenhum comentário:

Postar um comentário