segunda-feira, 17 de junho de 2013

depois do circo, o povo foi às ruas!

Na segunda feira, as cidades amanheceram em sua correria de sempre. Tudo parecia cumprir sua normalidade. Ao final, feito o primeiro balanço da Copa das Confederações, tudo indicava que as metas não tinham sido alcançadas em sua totalidade, no tocante à chegada de turistas, ao movimento de torcedores.

O movimento que ganhou visibilidade foi outro: milhares de pessoas foram às ruas, em várias cidades, entre capitais e outras de menor porte, em manifestações pacíficas. Os protestos contra o aumento do preço das passagens de ônibus foram fortalecidos pela insatisfação com as políticas públicas para a saúde, a educação, a segurança, num país onde se pagam as maiores taxas de impostos do planeta, e onde se gastam bilhões na construção de estádios que não significam benefícios efetivos para a população. Onde a corrupção multiplica-se em desvios do dinheiro público. Onde, aos poucos, se perde a confiança nos poderes que sustentam o Estado...

Contradições em cena, conflitos, tensões, a nação começa a sair da letargia. Reaprende a ocupar os espaços de exercício da cidadania. Move-se. Expressa-se. Reage.

Ainda é possível sonhar?




Um comentário:

  1. ...O 'gatilho' foi o prtesto contra as passagens,mas,a verdade,em paralelo às manifestações, está à mesa,e promete mais e mais e mais. Muitíssimo mais,entendamos de uma vez por todas.
    Belo post,esse seu. PARABÉNS!...

    ResponderExcluir