quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Quem se importa com os quero-queros?



No ano passado, ao acaso, descobri um casal de quero-queros chocando uma ninhada. Quando me refiro ao casal chocando, é porque eles se revezam no cuidado da ninhada. E como não apresentam diferença biotípica entre o macho e a fêmea, considera-se o casal na atividade de cuidar dos ovos. Ressalte-se, um casal monogâmico na maior parte das situações, na espécie.

Alguns dias depois, deparei-me com a ave adulta atenta aos quatro filhotes recém libertados dos ovos. Quatro pintinhos, ligeiros, animados, correndo entre a grama, e prontos a se esconder ao menor sinal emitido pelos adultos, avisando sobre os perigos que rondavam a família.

Mais alguns dias, e a família apresentava baixas: rapidamente encontrei apenas dois filhotes, depois um, e finalmente lá estava o casal, sem crias, caminhando pelo gramado. Comecei a me perguntar se teriam sido as corujas buraqueiras as predadoras dos pintinhos de quero-quero. Depois descartei a ideia, pois a vizinhança ali é antiga: as aves dividem o território de modo mais ou menos tranquilo. Corujas e quero-quero denunciam, mutuamente, invasões indesejadas. Parece haver acordos razoáveis entre ambos.

Não se demorou muito para eu encontrá-los instalados em novo ninho, com três ovos. Dessa ninhada, finalmente, um filhote sobreviveu, e eu acabei acompanhando seu crescimento, até tornar-se adulto, e desgarrar-se da casa paterna.

Mais recentemente, testemunhei o casal abandonar um ninho com um ovo, e depois atravessar o período mais duro da seca e do calor chocando dois ovos em outro ninho. Cheguei a deixar uma vasilha com água para eles, que brigavam com minha presença, mas em seguida aceitavam a oferta, e iam matar a sede. No início de outubro nasceram os pintinhos, que atravessaram bravamente as três primeiras semanas. Quando eu cheguei a pensar que resistiriam, reencontrei o casal, mais uma vez, solitário.

Decidi buscar mais informações sobre essa espécie de aves. E descobri que a taxa de natalidade, entre os quero-queros, é de 70%. Mas, dos nascidos apenas 20% chegam à vida adulta. Descobri, também, que embora sejam aves muito comuns, são também muito pouco estudadas.

Afinal, quem se importa com os quero-queros?

Aves sem graça, que não pousam em árvores, e não realizam longos voos nas alturas dos céus. Ao contrário, têm estreita relação com a terra, e demarcam de modo muito claro territorialidades. Aves monogâmicas, irritadiças, encrenqueiras... A descrição de sua plumagem como "preta e branca" denuncia, por parte de seus descritores, a incapacidade para perceber as nuanças coloridas, os tons de terra, e os olhos vermelhos, além do tom arroxeado dos esporões em suas asas.

Parece, mesmo, que as corujas, pelo seu simbolismo, que pode ser interpretado tanto como sabedoria quanto como azar, pela expressão intensa do olhar, embora também sejam bem irritadiças, acabam atraindo mais a tenção do que os quero-queros, esguios, fugidios, pouco afeitos a amizades com qualquer um...

Para quem, contrariando expectativas, se interesse por essas aves, encontrei um artigo sobre seu comportamento de ataque e defesa. Segue o link:


"O comportamento interespecífico de defesa do quero-quero"
Leny Cristina Milléo Costa






Um comentário:

  1. Maravilha!...Parabéns!...E,claro,vida longa aos belíssimos e aguerridos 'quero-quero'!... Que mais pessoas se interessem pela sua indispensável importancia para o equilíbrio natural,sim. Gratíssimo,também, pela excelente advertência! Que os ornitólogos-do-lugar atentem para esse interessantíssimo assunto vivo e em exercício de resistência heróica dos seus territórios,em sua singela beleza,ainda tão desprezada,infelizmente... A Naturêza agradece.

    ResponderExcluir