sexta-feira, 23 de março de 2012

A verdadeira história das cutias no Lago das Rosas




Para César e Yunna,
 que não se demorem a voltar

Era um lugar afastado de todos os centros urbanos. Por razões que ninguém sabe, a maior parte das moças tinha Rosa no nome: Rosa Maria, Maria Rosa, Rosa Ofélia, Rosaildes, Olga Rosa, Rosa Estefânia, Rosa Ecléia, Rosa das Mercês, e por aí vai. 

Fora do povoado, morava uma bruxa, que não era má, nem boa, mas sabia operar com as forças da natureza e do mágico, e, conforme seguia seu humor, lá ia ela, realizando seus trabalhos. Tinha muitas plantas no jardim, muitas árvores frutíferas no quintal. 

Naquele dia, ela acordou de mau humor, azeda, com o chifre virado. E foi fazer o que tinha de fazer, daquele jeito. Quando estava podando os galhos velhos de uma roseira, enfiou um espinho no dedo, sentiu dor, ficou com muita raiva, e rogou uma praga: que todas as rosas se transformassem em cutia!

Êh-lê-lê! Por que cutia? Não se sabe! Talvez tenha sido o primeiro animal que lhe ocorreu. Pior teria sido ela se lembrar de ratos, ou baratas, blerg!

O fato é que as rosas abertas despencaram no chão tomando a forma de cutias, e os botões viraram filhotinhos graciosos do roedor.

Mas ocorreu um problema: a força de sua raiva foi tanta, e deu tanto poder à sua praga, que o efeito se fez sentir entre as moças que tinham Rosa em seu nome. As pobres também foram transformadas em cutias! 

Todas fugiram para a mata nos arredores do povoado, onde havia um lago muito calmo.  Depois do ocorrido, a bruxa desapareceu, não se sabe que fim levou. Como ninguém, entre os moradores, sabia desfazer o mal-feito, comovidos com o ocorrido, as pessoas dedicavam algum tempo diário na companhia das cutias, perto do lago, o Lago das Rosas, como passaram a chamar. Com o passar dos meses, as pessoas começaram a se ocupar cada vez mais das coisas que dizem respeito às pessoas, deixando às cutias os assuntos das cutias.  

Muito tempo depois, chegaram umas pessoas vindas de longe, e construíram uma cidade ali nas redondezas. Embora não conhecessem a história das cutias, tinham a informação sobre o nome Lago das Rosas. Como a paisagem era muito bonita, preservaram o lago e a mata onde as cutias moravam, transformando a área num grande parque sempre visitado por muitas crianças e suas famílias. Ainda hoje, as cutias ficam felizes com o movimento, e brincam pelos gramados. 

Acho mesmo que já nem se lembram que, num dia distante, foram moças bonitas e alegres, num povoado isolado...


Nenhum comentário:

Postar um comentário