quinta-feira, 15 de março de 2012

Lançamento: "Fora do Padrão: o Filme"


  
Muito oportunamente, o Prof. J. Bamberg qualifica Martins Muniz como mestre-padeiro, cozinheiro, alquimista, tipicamente glauberiano, das mágicas cinematográficas, capaz de contar histórias, e tantas, dispondo do mínimo para sua produção. Sob sua batuta sempre discretíssima, neste início de 2012, a trupe de artistas – a cada nova etapa contando com novos aliados – reuniu-se para fazer seu cinema com marca autoral. Como sempre, um limpa, o outro pinta, outro levanta, outro escora, outro vigia, outro canta, outro salta, apertos de lá e de cá, e o milagre: mais um filme da cozinha do Sistema CooperAÇÃO Amigos do Cinema.

Impregnado desse espírito, sai da fornada seu pão quente fílmico mais recente, Fora do Padrão: o Filme, a ser exibido ao público no Cine Ouro, no próximo dia 1º de abril. A história tem como eixo uma questão cara ao cenário social contemporâneo, que é a homofobia. O ato violento de uma gangue homofóbica contra um grupo de jovens dá curso aos eventos, num percurso em que outros elementos culturais integram a trama. Vítimas e agressores reposicionam-se, mudando o curso da história, ao menos na ficção.

Sua narrativa é ágil, leve. Tem a objetividade e a dinâmica das histórias em quadrinho. O caráter alegórico das cenas lembra o expectador, a cada sequência, que se trata de uma representação, e não uma tentativa de imitação da realidade. Por isso mesmo, o filme propicia entretenimento ao mesmo tempo em que convoca à reflexão sobre situações de discriminação e violência nos centros urbanos, particularmente no tocante aos segmentos da população que, em alguma medida, são apontados como fora do padrão... Tal qual é o caso das produções de Martins Muniz e o Sistema CooperAÇÃO Amigos do Cinema.

Ao deguste, e ao debate!

Ficha técnica:
Fora do Padrão: o Filme
Realização: Martins Muniz e Sistema CooperAÇÃO Amigos do Cinema
Roteiro, edição e direção: Martins Muniz
Assistente de direção: Eurípedes de Oliveira
Elenco: Semio Carlos, Alexandre Marques, Paulo Vitória, Raquel Cipriano e Marília Ribeiro
Fotografia: Sérgio Valério e Andréia Miklos
Direção de arte: Adriane Camilo
Still e produção: Alice Fátima Martins
Continuista e edição: Renato Cirino
Música: Adalto Bento Leal
Berimbau J. Bamberg/Mestre Angoleiro



Lançamento:
Cine Ouro, dia 1. de abril (e não é coisa de mentiroso...), às 20h
ajudem a divulgar!














Nenhum comentário:

Postar um comentário