segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Marcas da voz e da risada


Cheguei ao hall da Secretaria de Cultura. No balcão, perguntei pela pessoa com quem tinha marcado horário para conversar. Havia um rapaz no guichê ao lado, também aguardando por atendimento. A menina perguntou pelo meu nome, e entrou para me anunciar. Logo o funcionário veio ao meu encontro, e falou meu nome novamente. Então o rapaz levantou-se para falar comigo, efusivo. Fora meu aluno no final dos anos 1990, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Reconheceu-me pela voz. Disse que quando me ouviu, teve certeza de que me conhecia. Não poderia esquecer daquela voz ministrando as aulas. Abraçou-se afetuosamente. Também fiquei feliz pelo reencontro.

Isso tem sido mais ou menos recorrente: a voz ecoando pelos corredores a denunciar minha presença em salas e outros espaços.

Esse episódio me lembrou uma situação ocorrida no final dos anos 1980, quando eu fazia aulas de canto com um professor muito especial, o Luís Sales. Ele dava as aulas numa sala localizada num centro comercial. A sala era dividida em dois ambientes: uma antessala, e o espaço de aula propriamente dito, mais interno e preservado. Luís era desses professores que, antes de nos ensinar qualquer coisa, faz perguntas que nos forçam a pensar sobre o que queremos aprender. No primeiro dia de aula, ele me perguntou porque eu queria fazer aulas de canto, e porque eu queria cantar. Pega de surpresa (eu já fizera aulas de canto com outros professores que nunca perguntaram coisas assim...), inventei uma resposta. Confesso que não fiquei convencida dela. Talvez nem ele. Até hoje essa pergunta me acompanha, já congregada a uma multidão de outras perguntas que vão se multiplicando.

Pois bem, naquele dia, ele propôs fazermos um exercício de projeção da voz. Minha aula ocorria no início da noite, quando a maior parte dos escritórios localizados naquele andar já se haviam fechado. A porta da antessala permanecia entreaberta para a circulação de ar, e nós trabalhávamos na sala interna. Então, ele me passou uma linha melódica, que eu deveria cantar em vários tons, com o objetivo de furar a parede à frente, mantendo o controle da voz: sem gritar, afinada, limpa, etc. Seguimos brincando com o exercício. Amiúde ele me interrompia perguntando: Como você fez isso? Ficou bom! Repita! Essa maneira de ele conduzir o processo fazia com que eu observasse com mais atenção o modo como eu acionava a voz, tensionando ou relaxando músculos, impulsionando a respiração, enfim, sem perder de vista o objetivo de furar a parede, por mais absurdo que pudesse parecer.

A certa altura, alguém chegou à porta da antessala. Uma moça, muito educada, pediu licença para falar com ele. Disse que a música cantada estava muito bonita. Mas eles estavam em reunião e, em alguns momentos, estavam com dificuldade para ouvirem-se uns aos outros, do outro lado do corredor, em função do volume da minha voz. Pedia para, se possível, fecharmos a porta da antessala. Eu levei um susto, e ele voltou sorrindo, com ares de vitória: Viu, você conseguiu, furou a parede com a voz!

Voz e risada, em mim, são parceiras antigas... Volto ainda um pouco mais, no tempo, ao início dos anos 1980. Num teatro, enquanto aguardava o início de um espetáculo de cuja equipe técnica eu tomava parte, celebrava o reencontro com uma antiga colega do ensino médio. Ela era muito atenta às regras de cortesia e elegância. Em meio à conversa, escapou-me uma dessas risadas que me crescem por dentro, até chegar o momento de eclodir. E o fazem sem pedir permissão. Escancaram-me a boa, sacodem-me o corpo, e seu som se espalha sem controle. Nem sempre me dou conta dos efeitos que elas produzem à minha volta. Por vezes, preocupo-me com isso... depois esqueço...

Naquela situação, a eclosão da risada resultou numa delicada repreensão por parte da minha antiga colega. Ela solicitou, com um gesto, que eu me contivesse um pouco. Olhei à volta, ainda sob o efeito da reverberação da risada. Logo foi preciso que eu retomasse meu posto para o início do espetáculo. As demais risadas em processo de gestação, em mim, estavam um pouco inquietas, sem saber seu eu tomaria alguma providência para inibi-las. Na verdade, nunca consegui fazê-lo.

Talvez por isso mesmo seja tão recorrente eu ser encontrada ou reconhecida pelas pessoas a partir da minha voz que pode até furar paredes, embora eu não saia por aí falando aos gritos, ou pelas eclosões de risadas que me escapam de chofre, espalhando-se pelos ambientes onde eu esteja, a denunciar minha presença...








Nenhum comentário:

Postar um comentário