terça-feira, 13 de maio de 2014

Pérolas de filmes de ação


Primeira pérola
No filme 6 balas, de Ernie Barbarash, lançado em 2013, Jean-Claude Van Damme, um senhor já de meia idade, interpreta um mercenário não menos furioso que todas as outras mesmas personagens já interpretadas. Depois de ter matado algumas dúzias de bandidos, e explodido quase uma dúzia de construções, ainda resta um último malfeitor. Este está numa igreja, e posta-se no confessionário, para reconhecer seus erros:
– Padre, eu pequei. É verdade que Deus perdoa até mesmo um crime?
– Talvez Deus perdoe, mas eu não! – decreta o próprio Jean-Claude Van Damme, ocupando o lugar do padre, antes de enfiar uma bala na testa do algoz.

Segunda pérola
No filme Stallone Cobra, de George Pan Cosmatos, lançado em 1986, Sylvester Stallone vive um policial escalado para missões de alto risco, Marion Cobretti, conhecido como o Cobra. Em uma das cenas iniciais, um bandido invadiu um supermercado, destruiu metade das prateleiras e gôndolas com mercadorias, e tomou uma moça como refém. Cobretti, o Cobra, sempre frio e determinado, posicionou-se para deter o bandido a qualquer preço.
– Eu vou matá-la! Eu vou explodir tudo isto aqui! – vociferou o bandido, pretendendo intimidá-lo.
– Vá em frente, eu não faço compras aqui mesmo! – respondeu um Stallone quase indiferente, antes de deflagrar, no supermercado, um estrago ainda maior que o feito pelo próprio bandido.

Terceira pérola
No filme Eixo da morte, realizado em 1997, dirigido e interpretado por Afonso Brazza, sua personagem, depois de ter matado, sozinho, algumas dezenas de bandidos, desabafa para a mocinha, sua musa Claudete Joubert:
– Agora vou partir, vou viver junto com os animais, eles não têm maldade no coração. Vamos. Mas sempre tem a verdade. Nem Cristo escapou dos inimigos. Agora eu lhe pergunto: pra quê tanta violência? Pra quê matar, destruir a vida do próximo, sabendo que somos todos irmãos, na paz, na alegria e na tristeza. Meus Deus, eu não lhe peço perdão, por que isso eu não mereço, mas lhe peço: perdoe o resto do mundo. Deus escreve certo por linhas tortas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário