segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Assentamento Digital: meninada de Varjão, ano que vem tem mais!


O Projeto Assentamento Digital, coordenado pela professora Alice Fátima Martins, da Faculdade de Artes Visuais (FAV) e pelo professor Marcelo Costa, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), foi aprovado na Chamada Pública de Apoio à Capacitação no Uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Juventude Rural do Ministério das Comunicações. A chamada pública estava aberta a projetos de extensão universitária com jovens de assentamentos de reforma agrária ou comunidades tradicionais e tinha 3 linhas temáticas. O projeto que foi aprovado enquadra-se na linha 3, de Tecnologias da Comunicação e Informação direcionadas à Comunicação Digital nas áreas rurais.

O projeto propõe-se a realizar atividades educativas de comunicação comunitária com jovens do Assentamento Palmares do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Varjão (GO). Por meio de oficinas que envolvem fotografia, vídeo e internet, serão apresentadas novas tecnologias da comunicação para que os jovens se apropriem para a produção de narrativas visuais e textuais abordando a experiência de viver em um Assentamento de Reforma Agrária, contribuindo assim para o registro da história do local e para a construção de novas representações sobre o movimento. Será criado um centro digital de comunicação na sede do assentamento, com acesso a internet, onde serão realizadas as atividades e instalados equipamentos. O projeto tem duração prevista de 16 meses e com início para o primeiro semestre de 2012.

Desde o início do segundo semestre deste ano, vem sendo desenvolvido outro projeto de extensão cadastrado na Proec, o Cotidianos de uma infância: experiências fotográficas. Coordenado pela professora Alice Fátima Martins, conta com a participação de alunos da FAV e da FACOMB e é parte do projeto de mestrado da aluna Julia Mariano Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual.

Quem quiser, pode ver esta notícia aqui


Um comentário:

  1. Vai dar certo, se Deus quiser (e eu tenho certeza de que ele quer!). Obrigada pelo apoio Alice! Você é essencial!

    ResponderExcluir