segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ovos caipiras



A embalagem transparente com 6 ovos anunciava, em seu texto, as qualidades do produto: ovos caipiras orgânicos. Por isso mesmo, eram mais caros. Examinei o conteúdo, lembrando que, em geral, ovos genuinamente caipiras são irregulares no tamanho e na forma, e um pouco sujos. A memória da voz de minha mãe ressoou aos meus ouvidos: “isso nunca foi ovo caipira...”. Ainda e assim, acomodei o produto entre as demais compras, e segui para a fila dos caixas. Uma moça graciosa me atendeu. Trazia uma flor de crochê cor-de-rosa nos cabelos. Pegou a embalagem com os ovos, e aproximou do rosto, olhando vários aspectos do seu conteúdo. Depois me perguntou “a senhora acha, mesmo, que estes ovos são caipiras?” Eu achei graça, e ela prosseguiu, sem esperar pela minha resposta: “se for caipira, não foi posto no mato, pois está limpo demais! E devem ter sido todos postos pela mesma galinha, pois são todos do mesmo tamanho! Geralmente, ovo que é caipira, mesmo, é irregular, e meio sujinho, não é?” Diagnóstico feito por quem tem conhecimento de causa. Concordei com suas observações, mas lhe disse que decidira correr o risco. Desejei-lhe felicidades pelo Domingo de Páscoa, no que ela me retribuiu, desejando, ainda, boa sorte com os ovos. E tive mesmo: mais tarde, ao preparar o bolo, constatei, com satisfação, que as gemas eram densas e escuras, como costumam ser os ovos caipiras.


3 comentários: