sábado, 9 de janeiro de 2016

Walmart: gestão incompetente e crise


A rede de supermercados Walmart anunciou, no apagar das luzes de 2015, que fechará em torno de 25 lojas no Brasil. É a crise, afirmam. E encontram ecos entre os leitores da notícia.

No entanto, esse anúncio tão somente veio esclarecer, afinal, uma situação que me causava interrogações há algum tempo. Explico-me.

Resido nas cercanias de uma das lojas do Walmart que, durante um bom tempo, foi o endereço certo onde fiz as compras para atender às demandas domésticas. Várias razões justificavam essa escolha: praticidade, proximidade, agilidade. Nem sempre os preços eram os mais baixos, mas as demais vantagens acabavam por compensar.

No entanto, ainda em 2014, começaram alguns problemas.

O fato de terem demarcado vagas especiais e faixas para circulação de pedestres no estacionamento poderia apontar para um ponto positivo, não fosse o fato de os próprios funcionários do supermercado serem os primeiros a não respeitar as vagas e as faixas. Mais que isso, a gerência fazia vista grossa às observações a respeito, quando não justificava a conduta dos funcionários, chegando mesmo a alegar que eles estariam sendo orientados a se portar daquela forma. Essa seria uma questão menor? Não me parece. Eu prezo muito pela civilidade, luto por uma sociedade que respeite os direitos cidadãos, e essa comparece como uma questão cara, muito cara.

Mais tarde, a fila única para atendimento nos caixas-rápido, que funcionava de modo muito eficiente, foi desfeita, e adotadas filas individuais para cada caixa disponível. Rapidamente, clientes com seus carrinhos lotados, com mais itens do que o previsto para os caixas-rápido, passaram a se aboletar nessas filas, e os funcionários não tinham autorização para encaminhá-los para os outros caixas. Outros problemas somaram-se aos desse tipo, de modo que, se na fila única eu gastava no máximo 20 minutos para pagar alguma mercadoria, no novo sistema passei a gastar no mínimo meia hora. Procurei, todas as vezes, pela gerência do supermercado para explicar o que estava acontecendo, e como resposta ouvi, em todas as vezes, que eles tinham feito uma pesquisa e aquela era, sim, a maneira mais eficiente de organizarem as filas. A minha experiência, como cliente, não tinha importância: por princípio, estava errada. E não foi levada em consideração, mesmo quando os adverti que eu deixaria de fazer compras ali.

Nesse ínterim, percebi o aprofundamento de uma certa tensão na atuação dos atendentes, o que em muitas circunstâncias acabava resultando em rispidez, falta de educação e até desrespeito.

Aos poucos, desviei meu percurso para fazer as compras necessárias em outro supermercado. Há muito tempo deixei de ir ao Walmart, e sequer tenho intenção de voltar.

E me perguntava: Será que só eu é que me incomodo com essa conduta por parte do supermercado? Será que ninguém mais se ressente? Será que as pessoas continuam comprando, apesar de serem mal atendidas, desrespeitadas?

A resposta veio com essa notícia, que acabou não me surpreendendo: sim, além de mim, mais pessoas deixaram de comprar no Walmart, tantas, a ponto de os lucros já minguarem, e eles não terem mais interesse em manter sua rede intacta. Agora, fecham lojas atribuindo a responsabilidade à crise econômica brasileira. Jamais assumirão a incompetência de gestão como fator preponderante para o quadro que se desenha.

Afinal, a crise na economia brasileira, entre outros fatores, também é devida a empresas que se comportam dessa maneira, sem maiores compromissos com a sociedade na qual está inserida, e sem responsabilidade com gestão competente. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário