sexta-feira, 15 de novembro de 2013

um dedinho machucado... e outras histórias para contar

para Amanda Gabrielli

Cheguei à rodoviária bem antes do horário do meu ônibus. No box onde eu embarcaria, havia certa confusão, decorrente de certo atraso dos ônibus. Resolvi aguardar acomodada na sala destinada aos passageiros dos ônibus executivos. À minha frente, do outro lado da sala, um casal de meia idade, e uma menininha com uns 4 anos, inquieta, agitada. A avó estava irritada com ela, querendo que ficasse sentada. Mas a menina mexia em tudo, sempre repreendida – o que não surtia muito efeito. O avô observava o movimento, indiferente ao desconforto da esposa, ou à agitação da menina.

Sentada do outro lado da sala, constatei o que se passava. Passados alguns instantes, a menina veio até mim, sentou-se ao meu lado, e mostrou-me o dedinho, queixando-se: “está machucado...”. A avó agiu prontamente, vindo buscá-la, para que se sentasse perto dela. Decidi não contrariar a autoridade da avó, e sugeri a ela “vá sentar-se com sua avó, meu amor”. Do outro lado, ela choromingou, e começou a chupar o dedo. Como eu ainda tinha tempo, decidi ir à revistaria, comprar o jornal. Enquanto eu saía pela porta, ouvi sua voz “vovó, ela está indo embora”. A avó fez algum comentário justificando minha saída.

Algum tempo depois, retornei. À porta da sala, avistei seu sorriso largo e os olhos brilhantes quando me avistou. Sorri para ela. Sentei-me num lugar livre, próximo dela. Ela deslizou rapidamente, para ficar ao meu lado. Mostrou-me novamente o dedinho machucado. Examinei. A cutícula estava magoada, um pouco avermelhada. Ela queixou-se, dizendo que tinha sangue. Expliquei que não era sangue. E brinquei com ela, dizendo que o sangue estava lá dentro, na barriga, na perna, na cabeça. E ia cutucando-a, enquanto ela se contorcia com cócegas e ria. Lembrei-me de mostrar a ela o pulso, e tentar fazer com que ela sentisse a pulsação. Coloquei o dedinho sobre a artéria. “Sentiu?”. Acenou que não, com a cabecinha. Ajustei a posição do dedinho, e a pressão. Ela arregalou os olhos cor de mel, sorriu e disse “Senti!”. Experimentou de novo. Correu para fazer a avó sentir, e o avô. Logo estava apalpando o pulso dos dois, para sentir sua pulsação. A avó e o avô também riam com a descoberta. Talvez também eles nunca tivessem sentido o próprio pulso.

Depois de algum tempo, voltou a sentar-se ao meu lado. Como eu conversava ao telefone, deitou-se, colocou a cabeça no meu colo, agarrou, com uma das mãos, uma dobra da minha calça comprida, e pôs-se a chupar o dedo da outra mão.

Quando terminei o telefonema, meu ônibus já estava posicionado para o embarque. Falei-lhe que precisava ir embora. Ela segurou minha calça, e disse que não queria que eu fosse. Expliquei que ia verificar se aquele era mesmo o meu ônibus, e voltaria para falar com ela. Deixou-me sair. Ficou esperando, sentada ao lado da avó. Estava calma. Voltei em seguida. Ela sorriu largo. Expliquei que era o meu ônibus, e eu embarcaria. Ela perguntou para onde eu ia. Expliquei que faria uma visita à minha mãe, que estava velhinha. Ela perguntou se minha mãe estava doente. Disse que sim. Quis saber o nome do médico da minha mãe, e também o nome dela. Foi encompridando conversa, para adiar minha saída. Beijei sua testa dourada. Despedi-me. À porta, acenei. Ela jogou-me um beijo. Sorria, contente.

Amanda Gabrielli, o seu nome. O rosto miúdo ficou registrado na memória. O mais provável é que não volte a encontrá-la...





Nenhum comentário:

Postar um comentário