terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Imblino é um sucesso


No supermercado, enquanto passava as frutas e verduras para serem registradas no caixa, conversava amenidades com a moça que ia lançando, item por item, na minha conta a pagar... A certa altura, ela fez uma pausa, encheu-se de coragem, disse “posso lhe fazer uma pergunta?”. Que sim, respondi, tentando imaginar que pergunta seria, cuja formulação implicava num pedido de permissão, numa pausa preliminar... Então ela prosseguiu “por um acaso você já fez algum filme?” Ri-me. Qual das minhas estripulias ela já teria visto? Seria algum filme do Martins Muniz disponível na internet? Achei improvável. Seria o filme do Imbilino? Sim, era o filme Imbilino: Uma linda assombração, o sexto realizado pelo Hugo Caiapônia. Seus olhos brilharam. Ela não sabia se acabava de passar minhas frutas, ou se segurava minha mão, exultante de alegria. “Você fez a juíza, eu vi! Eu vi várias vezes!”. Perguntei onde ela tinha visto. Supunha que ela não teria visto no Cine Ouro, onde foi projetado durante uma semana, no final do ano passado. Não poderia deixar de considerar que o Hugo Caiapônia não lançou o filme em DVD, nem disponibilizou na internet, exatamente para evitar as cópias clandestinas. Apesar do seu esforço, eu constataria que já existem cópias circulando entre os fãs do Imbilino. Ao que me contou a moça do caixa do supermercado, ela tem um amigo que lhe deu um pendrive com a cópia do filme. Acha que ele conseguiu no Youtube. Depois a moça fez declarações de amor intermináveis ao Imblino. E agradeceu pelo belo trabalho que traz alegria às pessoas. 

Na verdade, o agradecimento não vinha endereçado para mim, mas sim para Hugo Caiapônia, que tem o mérito de dar vida ao Imbilino, personagem notável, cheio de carisma, capaz de falar diretamente ao coração de um público tão numeroso e diversificado!





Nenhum comentário:

Postar um comentário