terça-feira, 28 de maio de 2013

Boi de maio - intervenção urbana colaborativa. Iporá/GO. Maio de 2013

Uma trupe de quatorze pessoas seguiu para Iporá, para se reunir a outra trupe com mais pessoas, dentro da programação da Universidade das Quebradas em Rede, Sessão Goiás, com ações coordenadas pelo Prof. Cleomar Rocha. Parceiros dessa ação: UFG, MediaLab/UFG, SeCult/GO, Secretaria de Cultura de Iporá, IFG/Iporá, UEG, GIRA.

No sábado à tarde, foram realizadas várias oficinas, dentre as quais, a de fotografia, coordenada pela fotógrafa Julia Mariano, acompanhada por mim, pelo Pablo de Regino e pelo Marcelo. A Lizi, fotógrafa residente em Iporá, integrou o grupo, com participação fundamental. A luz era doce sobre Iporá, quando o grupo saiu com a proposta de produzirem imagens pouco familiares de paisagens e objetos familiares aos seus olhares. Por sugestão do Prof. Cleomar, planejamos projetar as fotografias em meio à festa da cidade, a Festa de Maio, onde havia muitas barracas, e muito movimento de pessoas.

À noite, então, buscávamos um bom lugar para fazer as projeções. Quando nos deparamos com o boi de fibra de vidro, figura central na festa, disputado entre adultos e crianças que posavam ao seu lado em registros fotográficos. O boi, referência à economia da região, à cultura do lugar, de superfície branca e ampla, oferecia-se como telão, como écran aos passantes. O olho aguçado da Júlia percebeu a relação, elegendo o sítio para as projeções organizadas em duas etapas: projeções feitas pelo quadricóptero, em projeto desenvolvido pelo mestrando Pablo de Regino e pelo Prof. Cleomar Rocha, e projeções das imagens capturadas pelo grupo da Oficina de fotografia.

Assim, o Boi de Maio foi revestido por imagens que se relacionaram com o público da festa, com a cidade, com o imaginário da região. Foi vestido, e retribuiu com sua imponência, com sua âncora no lugar, num encontro denso, intenso, que nos impactou, a todos, de modo inesquecível. Em sua retribuição, integrou a atmosfera de acolhimento à trupe de Goiânia, parceiros no coletivo que assina o Boi de Maio: Cleomar, Alice, J. Bamberg, Júlia, Marcelo, Neto, Wilson, Pablo, Maria Antônia, Jordão, Veramar, Lucas, Marcelo Reis, Mário. A estes, reúnem-se os membros do GIRA, de Iporá, e todos os que integraram a Oficina de Fotografia.

Viva o Boi! Viva a Festa de Maio! Viva Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Iporá! Viva o Boi de Maio! 
Ao deguste!














Um comentário:

  1. Foi show de bola! Incrível! Fiquei super impressionada com essa intervenção! Estão todos de parabéns!

    ResponderExcluir